Radiografia Panorâmica e Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico no diagnóstico do cementoblastoma benigno em paciente com fissura labiopalatina

  • Patrícia Lopes Alcantara Faculdade de Odontologia de Bauru

Resumo

O diagnóstico dos tumores benignos é uma tarefa complexa e envolve conhecimento e experiência profissional. Os exames clínicos e complementares desempenham papel soberano para o estabelecimento das hipóteses de diagnóstico. O Cementoblastoma é uma neoplasia benigna e caracteriza-se por uma área mineralizada de tecido semelhante à cemento, relacionada ao ápice radicular e produzida por cementoblastos neoplásicos. Radiograficamente, apresenta-se como uma área radiopaca bem definida, desenvolvendo-se a partir da metade apical da superfície da raiz, estando fundido nesta. Esse trabalho relata a presença de um tumor benigno em um indivíduo com fissura labiopalatina. O tumor pode ser observado na radiografia panorâmica e no exame de TCFC, entretanto cada exame demonstra características distintas da lesão. Os exames de imagens são muito importantes, visto que nesse caso foi um achado incidental, e a TCFC foi, para esse caso, o exame capaz de estabelecer um diagnóstico presuntivo. O conhecimento e treinamento do profissional na interpretação de imagens bidimensionais e tridimensionais tem impacto direto no estabelecimento das hipóteses de diagnóstico e consequentemente no planejamento, guiando dessa forma o cirurgião para um procedimento que minimize os riscos para o paciente.

Publicado
2018-11-07
Como Citar
ALCANTARA, Patrícia Lopes. Radiografia Panorâmica e Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico no diagnóstico do cementoblastoma benigno em paciente com fissura labiopalatina. REVISTA FAIPE, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 43-52, nov. 2018. ISSN 2179-9660. Disponível em: <http://revistafaipe.com.br/index.php/RFAIPE/article/view/110>. Acesso em: 15 dec. 2018.
Seção
Odontologia