TÉCNICA DO PONTO MOTOR – TPM: DENERVAÇÃO MUSCULAR QUÍMICA COM TOXINA BOTULÍNICA A

APRESENTAÇÃO DA TPM E RELATO DE CASO CLÍNICO

  • Marco Antônio MATRONE
  • Ana Paula da Cunha BARBOSA
  • Alexandre Meireles BORBA
  • Thiago Iafelice dos SANTOS
  • João Milanez MOREIRA JUNIOR
  • Pedro Leonardo de Oliveira PEREIRA
  • Larissa Furini de LIMA
  • Marcia Maria Gomes da COSTA

Resumo

Contexto: A neurotoxina botulínica tipo A (TBA) tem sido largamente utilizada no tratamento de rugas de expressão faciais, porém não há na literatura um consenso tanto para as doses quanto para a quantidade de pontos para aplicação. Objetivo: Avaliar a eficácia da Técnica do Ponto Motor (TPM) para aplicação de TBA no tratamento de linhas de expressão na região glabelar e corrugador do supercílio, utilizando a técnica do ponto motor (TPM) com a Caneta Detectora do Ponto Motor versão Matrone (CDPM). Métodos: Estudo clínico aberto, prospectivo, envolvendo uma paciente com rugas glabelares e periorbitárias moderadas. A paciente recebeu injeções subcutâneas de TBA em pontos localizados pela CDPM nos músculos orbiculares dos olhos, porção lateral, corrugadores do supercílio e prócero, sendo acompanhada por duas semanas após aplicação. A avaliação dos resultados foi feita de acordo com a observação da equipe de pesquisa quanto à formação das linhas de expressão glabelares e em área de músculos orbiculares dos olhos com contração máxima e em repouso, e foi feita a avaliação por fotografias. Resultados: Houve uma significante redução das rugas glabelares e periorbitárias com a aplicação de TBA e com menores doses do que as padronizadas atualmente pela literatura. A paciente referiu melhora do aspecto glabelar e da região periorbitária. Conclusões: O tratamento com TBA utilizando-se da TPM mostrou-se eficaz na paciente estudada. Neste caso clínico foi constatada a diminuição das rugas dinâmicas com a vantagem de ser promovida através de um menor número de pontos de aplicação, bem como a redução na quantidade total de unidades de TBA quando comparada aos protocolos já existentes, promovendo consequentemente uma maior satisfação à paciente com os resultados alcançados e apresentando uma melhor relação custo-benefício.

Biografia do Autor

Marco Antônio MATRONE

Doutor em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Docente em Harmonização Orofacial.

Ana Paula da Cunha BARBOSA

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial USP, docente da Universidade de Cuiabá – UNIC e pesquisadora do Grupo Layers de Pesquisas em HOF.

Alexandre Meireles BORBA

PHd. Coordenador da Pós-graduação da Universidade de Cuiabá e pesquisador do Grupo Layers de Pesquisas em HOF.

Thiago Iafelice dos SANTOS

Doutorado em Odontologia, docente Universidade de Cuiabá e pesquisador do Grupo Layers de Pesquisas em HOF.

João Milanez MOREIRA JUNIOR

Doutor em Odontologia e docente da Universidade de Cuiabá - UNIC e pesquisador do Grupo de Layers de Pesquisas em HOF.

Pedro Leonardo de Oliveira PEREIRA

Residente em CTBMF do Hospital Geral de Cuiabá e pesquisador do grupo de Layers de pesquisas em HOF.

Larissa Furini de LIMA

Aluna da Especialização em Harmonização Orofacial da UNIAVAN e pesquisadora do grupo de Layers de pesquisas em HOF.

Marcia Maria Gomes da COSTA

Implantodontista e pesquisadora do Grupo Layers de Pesquisas em HOF.

Publicado
2019-11-18
Como Citar
MATRONE, Marco Antônio et al. TÉCNICA DO PONTO MOTOR – TPM: DENERVAÇÃO MUSCULAR QUÍMICA COM TOXINA BOTULÍNICA A. REVISTA FAIPE, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 17-23, nov. 2019. ISSN 2179-9660. Disponível em: <http://revistafaipe.com.br/index.php/RFAIPE/article/view/173>. Acesso em: 12 dec. 2019.
Seção
ODONTOLOGIA