ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS FRATURAS FACIAIS NO HOSPITAL E PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE CUIABÁ – BRASIL

  • Ana Paula da Cunha BARBOSA
  • Marco Antonio MATRONE
  • Thiago Iafelice dos SANTOS
  • Alexandre Meirelles BORBA
  • Alex SEMENOFF SEGUNDO

Resumo

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) é um centro de atendimento de emergências e urgências que se tornou a principal referência para este tipo de atendimento para a maioria das cidades do Estado de Mato Grosso. Em função de possuir uma das únicas equipes de traumatologia da região, o local tem apresentado muitos problemas de superlotação e fila de espera. Neste sentido, torna-se importante o conhecimento do público que necessita dos serviços prestados. Este estudo buscou analisar dados epidemiológicos relacionados aos pacientes com diagnóstico de fraturas faciais ao serem atendidos no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) de março de 2014 a agosto de 2014, buscando demonstrar a importância da equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial desta instituição de saúde. Os resultados do trabalho demonstram que a maioria dos pacientes envolvidos eram homens, com idade média de 32,37 anos, da classe social C, casados, morando com mais de três pessoas, 52,1% provenientes do interior do Estado. Os ossos mais acometidos são respectivamente, mandíbula, complexo zigomático, nasal, maxilar e frontal. A maioria dos casos envolviam acidentes automobilísticos (45,8%), destes, motociclistas (38,9%), automóveis (6,3%), caminhões (0,7%). A presença de outros traumatismos, que não o facial, não foram considerados neste trabalho.

Biografia do Autor

Ana Paula da Cunha BARBOSA

Doutora em Cirurugia Bucomaxilofacial e Docente da Universidade de Cuiabá-UNIC.

Marco Antonio MATRONE

Doutor em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Docente em Harmonização Orofacial.

Thiago Iafelice dos SANTOS

Doutorado em Odontologia – Docente Universidade de Cuiabá e e pesquisador do Grupo Layers de Pesquisas em HOF.

Alexandre Meirelles BORBA

PHd. Coordenador da Pós-graduação da Universidade de Cuiabá e pesquisador do Grupo Layers de Pesquisas em HOF.

Alex SEMENOFF SEGUNDO

Doutorado em Periodontia pela Universidade Estadual Paulista. Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Vale do São Lourenço, EDUVALE.

Publicado
2019-11-25
Como Citar
BARBOSA, Ana Paula da Cunha et al. ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS FRATURAS FACIAIS NO HOSPITAL E PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE CUIABÁ – BRASIL. REVISTA FAIPE, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 29-35, nov. 2019. ISSN 2179-9660. Disponível em: <http://revistafaipe.com.br/index.php/RFAIPE/article/view/175>. Acesso em: 12 dec. 2019.
Seção
ODONTOLOGIA