TÉCNICA DO PONTO MOTOR – TPM - APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A NO TRATAMENTO DAS RUGAS DINÂMICAS

RELATO DE CASO CLÍNICO

  • Marco Antônio MATRONE
  • Ana Paula da Cunha BARBOSA
  • Alexandre Meireles BORBA
  • Thiago Iafelice dos SANTOS
  • Felipe Augusto Silva de AZEVEDO
  • Pedro Leonardo de Oliveira PEREIRA
  • Mariana Silva BONATO

Resumo

Contexto: A neurotoxina botulínica tipo A (TBA) tem sido largamente utilizada no tratamento de rugas de expressão faciais, porém não há na literatura consenso tanto para as doses quanto para a quantidade de pontos para aplicação. Objetivo: Avaliar a eficácia da Técnica do Ponto Motor (TPM) para aplicação de TBA no tratamento de linhas de expressão na região glabelar e corrugador do supercílio, utilizando a técnica do ponto motor (TPM) com a Caneta Detectora do Ponto Motor versão Matrone (CDPM). Métodos: Estudo clínico aberto, prospectivo, envolvendo uma paciente com rugas glabelares e periorbitárias moderadas. A paciente recebeu injeções subcutâneas de TBA em pontos localizados pela CDPM nos músculos orbiculares dos olhos, porção lateral, corrugadores do supercílio e prócero, sendo acompanhada por duas semanas após aplicação. A avaliação dos resultados foi feita de acordo com a observação da equipe de pesquisa quanto à formação das linhas de expressão glabelares e em área de músculos orbiculares dos olhos com contração máxima e em repouso, e foi feita a avaliação por fotografias. Resultados: Houve uma significante redução das rugas glabelares e periorbitárias com a aplicação de TBA e com menores doses do que as padronizadas atualmente pela literatura. A paciente referiu melhora do aspecto glabelar e da região periorbitária. Conclusões: Conclui-se que a CDPM é efetiva para identificação dos locais exatos de aplicação de TBA. Com a utilização da TPM, ocorre uma diminuição quantitativa da dose de TBA em unidades assim como do número necessário de punções para obtenção de um resultado efetivo, ou seja, melhor custo benefício e menores possibilidades de intercorrências, com maior conforto ao paciente e segurança ao profissional.

Biografia do Autor

Marco Antônio MATRONE

Cirurgião-dentista e médico, doutor em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Docente em Harmonização Orofacial.

Ana Paula da Cunha BARBOSA

Cirurgiã-dentista especialista em CTBMF, docente da Universidade de Cuiabá, preceptora da residência em CTBMF do Hospital Geral de Cuiabá e pesquisadora do Grupo Layers de Pesquisas em HOF.

Alexandre Meireles BORBA

Cirurgião-dentista, especialista em CTBMF, coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade de Cuiabá, preceptor da residência em CTBMF do Hospital Geral de Cuiabá e pesquisador do Grupo Layers de Pesquisas em HOF.

Thiago Iafelice dos SANTOS

Cirurgião-dentista, especialista em CTBMF, docente Universidade de Cuiabá, preceptor da residência em CTBMF do Hospital Geral de Cuiabá e pesquisador do Grupo Layers de Pesquisas em HOF.

Felipe Augusto Silva de AZEVEDO

Cirurgião-dentista, residente em CTBMF do Hospital Geral de Cuiabá. e pesquisador do grupo de Layers de pesquisas em HOF.

Pedro Leonardo de Oliveira PEREIRA

Residente em CTBMF do Hospital Geral de Cuiabá. e pesquisador do grupo de Layers de pesquisas em HOF.

Mariana Silva BONATO

Residente em CTBMF do Hospital Geral de Cuiabá. e pesquisador do grupo de Layers de pesquisas em HOF.

Referências

BARBOSA, C. M. R.; BARBOSA, J. R. A. Toxina botulínica em odontologia. Brasil: Elsevier, 2017.
FRASSON, E. et al. Nerve stimulation boosts botulinum toxin action in spasticity. Mov Disord., v. 20, n. 5, p. 624-9, 2005.
KLEIN, A. W. Complications and adverse reactions with the use of botulinum toxin. Dis Mon., v. 48, n. 5, p. 336-56, 2002.
KLEIN, A. W. Contraindications and complications with the use of botulinum toxin. Clin Dermatol., v. 22, n. 1, p. 66-75, 2004.
LEE, J. M. et al. Botulinum toxin injections and electrical stimulation for spastic paresis improve active hand function following stroke. Toxins, v. 10, n. 11, e426, 2018.
MAIO, M.; RZANY, B. Botulinum toxin in aesthetic medicine. Berlin: Springer, 2007. p. 3-9.
MATRONE, M. A. et al. Técnica do ponto motor – TPM: denervação muscular química com toxina botulínica A. Rev Faipe, v. 9, n. 2, p. 17-23, 2019.
RZANY, B.; ASCHER, B.; MONHEIT, G. D. Treatment of glabellar lines with botulinum toxin type A (Speywood Unit): a clinical overview. J Eur Acad Dermatol Venereol., v. 24, p, 1-10, 2010.
SUNDARAM, H. et al. Global Aesthetics Consensus: Botulinum Toxin Type A--Evidence-Based Review, Emerging Concepts, and Consensus Recommendations for Aesthetic Use, Including Updates on Complications. Plast Reconstr Surg., v. 137, n. 3, p. 518e-29e, 2016.
Publicado
2019-12-08
Como Citar
MATRONE, Marco Antônio et al. TÉCNICA DO PONTO MOTOR – TPM - APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A NO TRATAMENTO DAS RUGAS DINÂMICAS. REVISTA FAIPE, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 42-48, dec. 2019. ISSN 2179-9660. Disponível em: <http://revistafaipe.com.br/index.php/RFAIPE/article/view/178>. Acesso em: 18 jan. 2020.
Seção
ODONTOLOGIA