DELINEAMENTO
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE E CONFECÇÃO DO PLANO GUIA.
Resumo
O presente trabalho objetivou revisar teorias e conceitos sobre o planejamento e delineamento dos modelos de estudo e confecção dos planos guias em resina acrílica. O correto planejamento e delineamento dos modelos juntamente com a confecção dos planos guias é de extrema importância, pois visam orientar a trajetória de inserção e remoção das próteses parciais removíveis. Com a sua análise satisfatória e confecção minuciosa, os planos guias resultam em um paralelismo correto entre os dentes adjacentes ao espaço protético, proporcionando um eixo de inserção e remoção da prótese parcial removível adequado.
Referências
BORGES, A. L. S. Desenvolvimento de um paralelizador intraoral e verificação de sua precisão como método de transferência de planos de guia: estudo laboratorial. 2002. Tese (Doutorado) - UNESP, São José dos Campos, 2002.
FIORI, S. R. de; MAZZALI, G. Transferência da direção de inserção das próteses parciais removíveis para os modelos de trabalho, utilizados durante o preparo da boca e confecção da armação metálica. Rev. da APCD, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 144-152, mar./abr. 1980.
HENDERSON, D.; STEFFEL, V. L. Prótesis parcial removible según McCracken. Buenos Aires: Mundi, 1976. p. 208-11.
HOLT, J. E. Guiding planes: when and where. The Journal of Prosthetic Dentistry, v. 46, n. 1 p. 4-6, Jul. 1981.
KRIKOS, A. A. Preparing guide planes for removable partial dentures. J Prosthet Dent., v. 34, p. 152-155, 1975.
MAGALHÃES, O. et. al. Prótese parcial removível. Um método prático de transferência dos planos-guias, obtidos nos modelos de estudo através do deliniador, para a boca do paciente. Rev. Paul. Cirurg. Dent., v. 38, n. 6, p. 394-406, nov./dez. 1984.
MCCRACKEN, J. W. Prótese parcial removível de McCracken. São Paulo: Artes Médicas, 1994. p.125-39.
O´MEEGHAN, P. D.; BEHREND D. A. The guide pin technique for paralleling abutment preparations. J Prosthet Dent., v. 50, n. 6, p. 780-3. 1993.
SATO, Y.; HOSOKAWA, R. Proximal plate in convencional cast clap retention. J. Prosthet Dent., v. 83, n. 3, p. 314-22, 2000.
TAMAKI, T. Prótese parcial fixa e removível. São Paulo: Sarvier, 1982. p.191-205.
TODESCAN, R.; SILVA, E. E. B.; SILVA, O. J. Atlas de prótese parcial removível. São Paulo: Santos, 1996. p. 189-98.
WALTER, J. D. Planejamentos em prótese parcial removível. 2. ed. São Paulo: Santos, 1991. p. 121.
ZANETTI, A. L. Planos-guias. Obtenção através de coroas-guias de transferências. Rev. Ass. Paul. Cirurg. Dent., v. 40, n. 30, p. 219-23, maio/jun. 1986.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O AUTOR, nos termos da lei n. 9.610 de 19 de fevereiro de l998, pelo presente instrumento particular, declara a quem possa interessar, que cede e transfere, em caráter universal, definitivo, irretratável, com exclusividade e a título gratuito, a totalidade dos seus direitos patrimoniais de autor sobre seu artigo publicado à Faculdade FAIPE, na cidade de Cuiabá-MT, para publicação na Revista FAIPE.
O AUTOR garante:
- Que o artigo é original, excetuando-se as citações de outras obras publicadas, desde que observadas as limitações expressas nos artigos 46 e 47 da Lei 9.610 de 19.02.1998;
- Que o artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros;
- Ressarcir prontamente à Faculdade FAIPE por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que advenham em razão da quebra das garantias expressas nas alíneas 1 e 2, acima.
Com esta cessão e transferência dos direitos patrimoniais referentes ao direito do autor a Faculdade FAIPE e seus sucessores ficam livres de qualquer pagamento de direitos autorais ao AUTOR ou a seus herdeiros ou sucessores.
O AUTOR declara, ainda, que a Faculdade FAIPE está plenamente autorizada a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa e em todas as outras línguas, em versão impressa, em meio eletrônico, internet, para fins comerciais ou não, inclusive podendo distribuir, adaptar, criar obra derivada, ceder seus direitos a terceiros, no Brasil e/ou no exterior, incluindo, mas não limitando a fins de: ensino, estudo e pesquisa; publicação e divulgação; citação; utilização em meios de telecomunicação em geral; utilização audiovisual em geral, incluindo todas as tecnologias digitais existentes ou que venham a ser desenvolvidas no futuro, aptas ao armazenamento e reprodução de dados.
Ficam assegurados ao AUTOR os direitos morais sobre seu artigo, inclusive a vinculação de seu nome como autor do artigo objeto desta transferência.
O AUTOR deverá sempre realizar consulta por escrito à Faculdade FAIPE, por intermédio da Revista FAIPE, quando pretender qualquer tipo de utilização do seu trabalho ora cedido, obrigando-se ainda, a sempre inserir o crédito à publicação original de seu artigo, citando a referência bibliográfica completa, de modo legível e com destaque.