O IMPACTO DA JORNADA DE TRABALHO DOS CAMINHONEIROS DA ESTRADA

  • Michelle de Assis Villas Boas Pós-graduado em Legislação e Práticas Trabalhistas. Faipe. Faculdade Garça Branca Pantanal.
  • Fabiana Sampaio Mestranda em Direito pela UNOESC/SC e Coordenadora de Pós-graduação. Faipe. Faculdade Garça Branca Pantanal.
  • Alessandro Meyer da Fonseca Especialista em Direito. Faipe. Faculdade Garça Branca Pantanal.
  • Nello Augusto dos Santos Nocchi Mestre em Direito. Faipe. Faculdade Garça Branca Pantanal.
  • Oscemario Forte Daltro Mestre em Educação. Faipe. Faculdade Garça Branca Pantanal.
  • Elyria Bianchi Mestre em Educação. Faipe. Faculdade Garça Branca Pantanal.
  • Evandro Luiz Echeverria Mestre. Faipe. Faculdade Garça Branca Pantanal.
  • Darla Martins Vargas Mestre em Direito. Faipe. Faculdade Garça Branca Pantanal.

Resumo

Com a jornada de trabalho excessiva dos caminhoneiros, podemos compreender que a lei 13.103/2015 referente ao controle de jornada, tem uma grande importância não só para essa classe de trabalhadores, mas também para as empresas de transportes, pois somente o trabalho em conjunto pode fazer com que a lei seja cumprida, beneficiando as duas partes e diminuindo o numero de acidentes causados por jornadas excessivas dos motoristas. Com a falta de infraestrutura e segurança das rodovias é preciso planejar a viagem, pois não é fácil fazer o percurso cumprindo a lei do controle de jornada, uma vez que existe a limitação de horário diária e local de paradas seguro. Há de se considerar também a dificuldade e falta de conscientização para funcionar o processo.

Referências

BRASIL. Lei Nº 13.103, de 2 de Março de 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2020.
KONZEN, Ricardo. A Nova Jornada de Trabalho do Motorista Profissional Regulamentada Pela Lei N° 13.103 de 2 de Março de 2015 3 Suas Particularidades. Santa Cruz do Sul, 2017.
NEWS BRASIL. Greve dos Caminhoneiros. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2020.
TAVALERA, Vera Mônica de Almeida. A Nova Lei dos Caminhoneiros e o Impacto no Sistema Produtivo Nacional. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2020.
TOCO, Paula. E Se Eles Sumirem. Bauru/SP: Canal 6, 2014.
Publicado
2021-06-08
Como Citar
VILLAS BOAS, Michelle de Assis et al. O IMPACTO DA JORNADA DE TRABALHO DOS CAMINHONEIROS DA ESTRADA. REVISTA FAIPE, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 187-194, june 2021. ISSN 2179-9660. Disponível em: <https://revistafaipe.com.br/index.php/RFAIPE/article/view/255>. Acesso em: 14 june 2021.
Seção
DIREITO

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##